Empreendedorismo Materno – Infográfico

O empreendedorismo materno tem suas particularidades principalmente pela busca de equilíbrio entre o cuidado com os filhos e a vida profissional. Entender a realidade destas mulheres é de extrema importância para criação de uma sociedade mais igualitária, onde se valoriza a importância da infância sadia para construção de um mundo melhor.

Apesar de ser um fenômeno mundial, o empreendedorismo materno carece de pesquisas especificas que nos deem base para compreender corretamente quem são essas mulheres, onde moram, o que fazem, quais suas motivações, suas dificuldades e como contribuem para a economia mundial.

Na tentativa de levantar dados para elaboração do infográfico que nos dê uma visão geral do que é empreendedorismo materno no Brasil me deparei com muitas pesquisas pobres de conteúdo, com questões fúteis e/ou incompletas. Isso só demostra o quanto o empreendedorismo é invisibilizado pela nossa sociedade, que dá pouco valor às mulheres e à infância.

Contudo pude contar com algumas fontes confiáveis e de qualidade. Uma delas foi a pesquisa realizada pelo Sebrae, Anuário das Mulheres Empreendedoras, cuja última edição foi de 2013. A pesquisa é muito rica em dados contudo não faz diferenciação em relação à maternidade. Outra fonte importante foi a pesquisa “Perfil Maternativa” realizada por Camila Conti, moderado do grupo do Facebook Maternativa. A pesquisa utilizou como base as respostas de 103 participantes do grupo.

EmpreendedorismoMaterno

Fontes:
Sebrae
Minha mãe é um negocio
Maternativa (Grupo Facebook)
Artigo publicado em: Mulheres Querem

Comentário

comentários

Sem Comentários

Deixe um Comentário: