7 dicas para aumentar sua produtividade

MaternaSA-Produtividade

Cuidar dos filhos, do negócio, da casa, do(a) companheiro(a) e ainda cuidar de si mesma não é uma tarefa fácil. As vezes parece ser uma tarefa impossível. A verdade é que não podemos cuidar de tudo o tempo todo sozinha. Nessas horas precisamos saber nos organizar e saber com quem contar. Na loucura do nosso dia a dia cada minuto é muito valioso.

Separei algumas dicas para ajudar a melhorar a nossa produtividade:

1) Planeje suas tarefas.
Quem se programa ganha tempo. Se você sabe o que precisa ser feito e quais são as prioridades não perde tempo verificando o que precisa ser feito a todo momento e nem corre o risco de algo importante ficar  esquecido. Manter a agenda (física ou virtual) sempre a mão e com as prioridades de cada dia é o primeiro passo para uma vida mais produtiva.

2) Não deixe as coisas para depois.
O maior inimigo da produtividade é a procrastinação. Se você precisa resolver algo, resolva agora! Adiar só fará você perder tempo e muitas vezes torna problemas simples em verdadeiras bolas de neves.

3) Comece pela parte ruim.
Comece o dia resolvendo as questões que você menos gosta ou que são mais difíceis. No inicio do dia estamos mais bem dispostas e o dia ficará mais leve depois que a pior parte já foi realizada.

4) Saiba dizer “não”.
Quando temos clareza sobre nossos limites e nossos objetivos, fica fácil aceitar ou não novos compromissos. Dizer “não” para aqueles compromissos ou projetos que não contribuem para nossos objetivos ou que não teremos condições de realizar satisfatoriamente é antes de tudo ter foco.

5) Desligue-se quando necessário.
Estar sempre conectado, lendo e-mals, respondendo mensagens, vendo as redes sociais, pode atrapalhar o seu desempenho. A melhor alternativa é se programar para se desligar das redes sociais, e-mails e mensagens sempre que necessário.

6) Delegue mais.
Saiba identificar quais atividade devem ser feitas por você e quais podem ser atribuídas a outras pessoas. Quando aprendemos a delegar, tudo fica mais simples.

7) Tenha compromissos claros com os membros da família.
É importante que, dentro de cada família, cada um saiba o seu papel. Para seu(sua) companheiro(a) deve estar claro que os cuidados com a casa e com os filhos também são uma responsabilidade dele(a). Quanto mais claro estiver o papel de cada um, mais fácil será de se organizar. (Por exemplo, aqui em casa eu raramente cozinho, mas quase sempre sou eu quem lava as roupas). O mesmo vale para outros membros da família que assumiram alguma responsabilidade, como buscar seu filho na escola.

E você? Tem outras dicas para melhorar a produtividade e fazer nosso dia render mais? Conte pra gente! Deixe nos comentários ou me mande um e-mail: contato@maternasa.com.br

Comentário

comentários

Sem Comentários

Deixe um Comentário: