Definindo público-alvo

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Uma das perguntas mais comuns que faço quando estou dando uma consultoria ou um curso é: “Qual seu público-alvo?”

A pergunta parece simples e quase sempre recebo uma resposta simples, pouco elaborada. O público-alvo muitas vezes parece uma questão de pouca importância, mas sempre digo que definir muito bem seu público-alvo é meio caminho andado para o sucesso do marketing da sua empresa. A outra metade do caminho é entender seu público-alvo!

Público-alvo, por definição, é o grupo de pessoas que você escolhe como principais clientes. É muito comum empreendedores terem dificuldade de definir seu público-alvo com medo de “perder” clientes, uma coisa que sempre explico é que, definir um público-alvo não quer dizer que você irá atender apenas aquele grupo de pessoas, mas quer dizer que iremos estudar um grupo de pessoas e dedicar nossas ações de comunicação e de marketing para atrair justamente estas pessoas.

O resultado disso é maior eficácia das nossas ações de marketing, menos despesas e mais receitas. Sem isso, estaremos atirando para todos os lados sem acertar ninguém.

Agora você pode estar me perguntando, “ok, mas como definir e ainda por cima entender meu público-alvo?”.

O público-alvo pode ser definido pelos critérios: faixa etária, região demografia, classe social, poder de compra, comportamento ou preferências. O ideal é utilizar vários critérios (não necessariamente todos) para definir seu público-alvo.

Separei algumas perguntas para te ajudar a definir e entender seu público-alvo. Vamos lá, papel e caneta na mão e responda da forma mais honesta possível:

– Quais são, hoje, seus principais clientes?

– Quem você gostaria que comprasse seus produtos/serviços?

– O que eles tem em comum (gênero, faixa etária, estado civil, tem filhos, onde moram, qual poder de compra) – lembrando, não precisa utilizar todos os critérios e pode-se usar outros não listados mas que você enxerga como importante para o seu negócio.

– Quais dos valores da sua empresa são importantes para seus clientes?

– Quais os sonhos dos seus clientes?

– Quais as preocupações dos seus clientes?

– Como seus produtos/serviços podem ajudar seus clientes a alcançar seus sonhos ou resolver suas preocupações?

– De forma geral, o que seus clientes consomem? Com que frequência?

– Dentro da categoria da sua empresa, o que seus clientes consomem? Com que frequência?

– Onde seus clientes costumam consumir? (Lojas de rua, shopping, internet)?

– Onde seus clientes costumam consumir produtos/serviços da sua categoria?

– Em quais ocasiões seus clientes costumam consumir seus produtos e serviços?

– O que gera necessidade de compra pelo seu produto/serviço?

– Como seus clientes escolhem? O que eles levam em consideração no momento de decidir um compra?

Com essas respostas você terá mais ferramentas para entender seu público-alvo e com isso poderá gerar ações que realmente criem conexões com seu público-alvo, otimizando suas ações de marketing.

Ficou com dúvidas? Gostou? Entre em contato com a gente! =)

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