O que é coaching?

Uma das perguntas que eu mais recebo é “o que é coaching?”. Então resolvi explicar como funciona o processo.

O coaching é um processo que vai te levar de uma situação atual, onde normalmente você não está feliz ou está incomodada por algum motivo, para um ponto em que você sinta-se realizada. O coaching faz a pessoa refletir para definir qual a melhor forma da coachee (cliente de coaching) chegar ao resultado esperado.

Diferente de uma consultoria, onde você consulta um especialista de uma área específica e ele te dá o caminho que você deve seguir para chegar no ponto esperado, o coach (no caso, eu) gera reflexões para que o coachee encontre a melhor solução, que caiba dentro das possibilidades, para que o resultado chegue. O Coach precisa ter conhecimento base para alertar quando a pessoa está fugindo do caminho e ajuda para que ele volte, mas não deve oferecer respostas prontas.

No início é investido em descobrir o melhor caminho para o cliente. Investiga-se quais são as necessidades, é feito um diagnóstico do que e onde mexer e o cenário ideal, aonde o coachee quer chegar.

Com essas respostas é feito o planejamento de ações a serem tomadas para sair do lugar em que se encontra e chegar no local desejado. E por fim o planejamento é colocado em ação.

Todo esse processo é feito de forma multidisciplinar. Usam-se ferramentas de planejamento, neuro linguagem, alcance de metas, psicologia, produtividade e, dependendo da especificidade do processo, marketing, finanças, dentre outros.

O coach tem que ter posse de conhecimento e ferramentas necessárias para saber fazer as perguntas certas e ajudar a estruturar a caminhada para o ponto em que a realização pessoal seja alcançada.

A Materna S/A é focada em maternidade e trabalho, com ferramentas que ajudam as mães a encontrar o equilíbrio entre as demandas de trabalho com os filhos, de forma que nenhum dos pontos fique em desvantagem. Também já atendi alguns poucos pais que buscavam equilibrar melhor a paternidade com o trabalho, coisa muito rara, infelizmente.

Para entender um pouco melhor como estruturo meu processo, assista um vídeo que gravei falando só sobre isso:

Quer conhecer um pouco mais do meu trabalho e iniciar seu processo de coaching? Acesse minha proposta e vamos marcar um café! 😉

Comentário

comentários

Sem Comentários

Deixe um Comentário: