Como criar o planejamento perfeito: Aprenda a priorizar

Aqui eu sempre falo sobre a importância de se planejar. Um dos pontos chaves de um planejamento é justamente saber priorizar.

Para começarmos a falar de como priorizar, precisamos entender quais são nossas prioridades. Não existe prioridade se não houver clareza do propósito. E para que o planejamento de suas ações diárias seja efetivo, você precisa priorizar.

O propósito muitas vezes é confundido com um insight cósmico, uma epifania, de que a pessoa vai ter uma luz e descobrir a razão de existir. Mas você não vai descobrir a frase da sua lápide assim, num piscar de olhos. E quando eu falo em propósito estou falando simplesmente da intenção de fazer alguma coisa, algo pelo qual eu acordo todos os dias e levanto da cama. É muito simples, porém complexo.

O propósito nunca deve ser definido por outros, ele tem que ser definido por nós mesmas, tem que fazer sentido pra nós. Não existe resposta certa ou errada para o seu propósito. Ele pode ser “sustentar minha família”, “ter tempo para meus filhos”, “fazer uma viagem dos sonhos”. Não precisa ser profundo. É quando eu consigo imaginar cenários em que eu quero viver.

O propósito da Materna S/A, por exemplo, é auxiliar as mulheres a equilibrar maternidade e trabalho. E é por isso que eu levanto todos os dias e venho trabalhar.

E para priorizar você deve avaliar tudo que te colocar mais próximo do seu propósito. Essas são suas prioridades, o que te afasta ou não te ajuda, essas não são. Se existem dois projetos para você, pense “qual me deixa mais próximo do meu objetivo?” e opte por aquele que te leva a dar alguns passos a frente.

Agora vem o grande X da questão. Existem coisas que tem que ser feitas, não importa o seu propósito ou objetivo. Se acabou o papel higiênico, por exemplo, você tem que ir comprar mais. Simples assim. Se chegou a conta de água ou de luz, você tem que pagar. Não dá para deixar de fazer. E nada disso te coloca mais próximo dos seus objetivos ou do seu propósito.

O grande desafio de priorizar é equilibrar as prioridades e as demandas do dia a dia que precisam ser feitas.

Para conseguir priorizar você tem que avaliar tudo que rouba seu tempo. Acabamos tendo nosso tempo roubado e não fazendo nossas prioridades. Sempre faça primeiro o que te leva pra frente, o que tem que ser feito e minimize ao máximo aquilo que te faz ter menos tempo para o seu propósito.

E se precisa de ajuda para visualizar tudo isso, aproveite que o planner da Materna S/A está disponível para download aqui!

Comentário

comentários

Sem Comentários

Deixe um Comentário: